Os relacionamentos amorosos em tempos de quarentena

 Nos quarto cantos do mundo vivemos tempos extremamente complicados para absolutamente todos.  Negros, brancos, ricos, pobres, solteiros, casados, trabalhadores, desempregados, em fim, todos atravessamos por momentos difíceis devido à pandemia COVID-19.

Uma das medidas adoptadas globalmente para evitar a propagação é o distanciamento social. Acredita-se que quanto menos pessoas juntas, menos chances o vírus tem de se espalhar.
Com certeza, o distanciamento social representa um grande desafio para os casais, principalmente para os namorados, ou seja, casais que ainda não partilham a mesma casa.
Por um lado, o COVID-19 impactou o modo de viver e de se relacionar dentro de casa, e por outro lado, o modo de relacionamento entre casais que ainda não partilham o mesmo espaço, ou por outra, casais acostumados a se encontrar uma vez a outra.

Em tempos de quarentena, como lidar com beijos, abraços e saudade?

Em Moçambique e no resto do mundo, a quarentena gera impactos diferentes para cada casal.
 Laurinha  e Djeló são namorados hà 8 anos. Habitualmente só sobram um a dois dias que não se vêem por semana. Entretanto, desde o dia 21 de Março que não se vêem , por precaução.

E para minimizar a saudade, optamos uma comunicação diária via celular, e ao final do dia, um vídeo call pelo WhatsApp. E assim seguimos, protegendo um ao outro.
 Declara Laurinha.

Por outro lado, a quarentena veio influenciar negativamente a relação de Juddy e o seu namorado que recentemente passou por uma pequena turbulência. 

“Temos o hábito de sempre que sair de um problema, não importa que problema seja, fazer de tudo para que a relação não esfrie. Portanto, tomamos como ponto de partida a conversa e estar quase sempre juntos (é como se estivessemos a colocar carvão pra refazer o lume) e a quarentena tem estragado muito, não podemos ficar juntos. Só que é melhor assim agora, para o bem da nossa saúde.”

Juddy acrescenta dizendo que: 
nem tudo está perdido, mesmo distantes, falamos sempre pelo  celular.
Chamada de voz e video call whatsapp só funciona para os namorados, porque na casa de Aline e Mateus a coisa muda de cenário.

fonte: Pinterest

Moçambicanos, casados há sensilmente um ano, vivem em Portugal, país que até neste momento
  regista mais de 10.000(dez mil) casos de infecção por Coronavirus, casos que levaram o Governo a decretar estado de emergência.

Assim como outros países, Portugal está em quarentena. Isso significa que estão todos em casa
( ou pelo menos deviam estar).
"Estamos a saber lidar com o distanciamento. Para nós não é tão stressante porque ele trabalha  por tele conferência, eu  também tenho aulas on-line. Nos momentos livres aproveitamos curtir a companhia um do  outro, e claro, mesmo não saindo de casa continuamos adoptamos medidas básicas de prevenção, como manter a casa a arejar." Declarou Aline, acrescentando que  


nenhum de nós  detectou posetivo para o Coronavirus e não temos resfriados,  por isso, beijos e abraços nunca faltam cá em casa!
Face a este dilema que se vive actualmente, a equipa do Nós Mulheres conversou com a conselheira  de casais Lita Manhiça que deixou ficar o seu parecer em relação ao assunto em causa.

Este é um tempo muito especial e ao mesmo tempo de desintoxicação no relacionamento.
"Os namorados devem assumir que tiveram de fazer uma viagem para estudar ou trabalhar e fazerem visitas um ao outro  por telefone, video call e até e-mail .
Nesta distância vão renovar os votos e dar valor cada momento que passaram juntos, observar o que o outro tem de melhor como namorado e como pessoa.
 Desintoxicar-se dessa coisa carnal que hoje em dia os namorados têm  que só pensam que a relação é  sexo, viagens, restaurants,  em fim,  txiling.
Vão recordar que o namordo é  un estágio rumo ao casamento e que deve ser algo único ,bonito e mágico, feito de respeito,  companheirismo,  cumplicidade e união.”

Nós Mulheres- O que dizer para os casados?

Lita- Os casados devem resgatar aquele/a namorado/a com o quem se casaram um dia; aqueles planos de  convivência que desenharam antes e fazer acertos de acordo com a realidade.
Devem reaprender a namorar sem que seja necessáriamente se tocar fisicamente ou  sexualmente. Saber que são companheiros  acima de tudo antes de serem apenas marido e mulher.

Nós Mulheres-E olhando um pouco para os casados com seus filhos na mesma casa, o que tem  a dizer?

Lita- Os que têm filho devem reaprender ou resgatar os pais que sempre sonharam e nunca foram capazes de ser porque  passaram essa tarefa as babás  e aos colégios , apoiados  por presents e mimos, se esquecendo de amá-los, moldá- los para que se tronem grandes homens amanhã, e cheios de valores e acima de tudo respeito ao próximo.



Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavirus da syndrome respiratória aguda grave2. Os sintomas mais comuns são: tosse, febre e dificuldades em respirar.

A doença transmite-se através de gotículas produzidas nas vias respiratorias das pessoas infectadas . Ao espirrar ou tossir, estas gotículas podem ser inaladas ou atingir directamente a boca, o nariz ou olhos de pessoas em contacto próximo.
Estas gotículas podem também depositar-se em objectos e superfíceis próximos que podem infectar quem nelas toque e leve a mão aos olhos, nariz ou boca

Entre as medidas de prevenção estão a lavagem frequente das mãos, evitar o contacto próximo com outras pessoas e evitar tocar com as mãos na cara.

Desde Dezembro de 2019( altura do surgimento) até neste momento, mais 30.000 pessoas  morreram por Corornavirus a nível global, mais de 640.770 casos de contágio foram registrados em 183 países ou territórios.



Segundo a revista VEJA,  o número de óbitos na Italia, que registou sua primeira morte ligada ao vírus no final de Fevereiro é de 10.023. O país já registou 92.472 infecções. As autoridases italianas consideram que 12.384 pessoas foram curadas.



Enviar um comentário

1 Comentários